segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Turbantes♥

Olá amores, Ótima primavera *--*


Neste post  falarei sobre um acessório que eu acho liindo, amo muito, e que algumas pessoas usam aqui no Brasil, que é o TURBANTE! Ao colocar essa foto abaixo como de perfil no meu face, várias pessoas vieram curiosas me perguntar o que era, então pensando nisso eu resolvi falar desse acessório cheio de riquezas com vocês!

Este acessório não é apenas uma peça de moda, por traz dele envolve toda uma história de cultura e religião, costuma ser usado  nos países do Oriente Médio e também faz parte da cultura africana. Como esse assunto é meio extenso (nem parece neh), dividi o post para explicar melhor, na 1ª parte falarei sobre a parte religiosa e seu uso na África, e na 2ª sobre a sua influência na moda e ligação com o Brasil, ok!

Parte I: 

A data e localização onde surgiu este mimo não se sabe ao certo, porém, sabe-se que ele existia antes do ano 570DC, antes do nascimento do grande líder da fé Islâmica( Maomé).  Para o Islamismo o turbante tem uma função religiosa muito grande. É um simbolo material que reforça a consciência espiritual, uma fronteira entre fé e a descrença.  
As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento. O uso mais intensivo do turbante se estende por toda a Ásia e pela África.
Os sikhs, que não são nem muçulmanos e nem árabes, constituem a maioria das pessoas que usam turbantes no mundo ocidental.




O Ojá é um tipo de torço ou turbante usado na cabeça nas religiões tradicionais africanas, religiões afro-americanas, religiões afro-brasileiras, podendo ser de vários tipos e cores.

África:

Na África os tecidos enrolados no corpo fazem parte da cultura e os turbantes fazem parte da indumentária complementando o conjunto. São utilizadas por homens e mulheres e na África negra,  os chamados turbantes gelê tem funções sociais, religiosa e claro, fazem parte da moda. 


Então, cumprida missão da primeira parte, espero que vocês gostem, e se inspirem-se nesta cultura linda, agora vamos para a segunda liindas! 

DOMINGO QUE VEM (29) PROMETO POSTAR A SEGUNDA PARTE, LEMBRANDO QUE  FALAREI SOBRE O USO NO BRASIL E NA MODA. BEIJINHOS, ÓTIMA SEMANA♥








Nenhum comentário:

Postar um comentário